sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL



O Deus que me ama está solto, está livre
                                                           Ele me dá a vida
E dá vida aos mares, rios, matas e desertos
E paz ao meu coração inquieto.

O deus que está preso nos livros,
Nos templos, nas igrejas e nos mosteiros
É um deus que não me ama
Ele ama o meu dinheiro.

Tenho recebido pela Internet textos de escribas da Gestapo à serviço da direita xiita brasileira, que me fazem lembrar a pregação de padres e pastores evangélicos, ávidos pelo dízimo.

Da mesma forma como berram os sacerdotes, os textos nazi também gritam muito mais o nome do diabo do que o santo nome do deus lá deles. E há uma razão muito forte para isso: os sacerdotes precisam encontrar um culpado; nomear um bode expiatório, alguém a quem responsabilizar por tanta injustiça, tamanha corrupção e pelo infindável sofrimento dos pobres, dos fracos e dos oprimidos.

À imagem e semelhança do deus antropomórfico dos crentes, que é o melhor, o único, o verdadeiro e o fiel, em nome de quem os sacerdotes fazem a sua coleta, também o candidato da direita  xiita é o melhor, o verdadeiro e o único honesto, ilustre possuidor do melhor currículo: o melhor estudante, o melhor militante, o melhor vereador, o melhor prefeito, o melhor governador, o melhor ministro, o melhor tudo, sem falar que é o mais preparado.

Mas grudadas na minha garganta estão perguntas que não querem calar: o deus antropomórfico da mitologia hebraica  é fiel a quem? O candidato xiita é o melhor para quem?

Será que eles, o deus e o xiita, são os melhores e o mais fiéis para os pobres, para os fracos e para os oprimidos? Será que o deus bíblico e o candidato xiita são fiéis à todas as vítimas do terrorismo do capital? São eles fiéis aos famintos, aos refugiados, aos desempregados, aos operários, ao pequeno agricultor, aos trabalhadores rurais sem terra, aos bancários, aos servidores públicos? Será que ambos são solidários aos injustiçados? Não!

Da mesma maneira como o deus bíblico só é fiel aos ricos, o candidato da direita xiita é o melhor político para os banqueiros, para os latifundiários, para os grandes empresários, cheios de ambição e usura, e para o capital estrangeiro.

Para o povo sofrido da terra do sol, a maioria do povo brasileiro, em 510 anos de Brasil, em 121 anos de República, o melhor ministro foi Osvaldo Cruz; o melhor presidente, Lula e hoje a melhor candidata a presidente é Dilma Rousseff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário