quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Carta aberta do Greenpeace à Presidenta da República






Prezada Presidenta Dilma Rousseff, 

A exploração responsável de madeira na Amazônia pode ser um dos mais importantes instrumentos para a manutenção da floresta viva, além de gerar renda para suas populações e para o país. Porém, hoje, essa exploração é realizada de forma ilegal e predatória, contribuindo para a degradação florestal e o desmatamento, deixando um rastro de graves consequências sociais e para a biodiversidade. Entre Agosto de 2011 e Julho de 2012, estima-se que nos dois maiores Estados produtores de madeira da Amazônia, Pará e Mato Grosso, respectivamente 78% e 54% das atividades do setor ocorreram de forma ilegal. 

Uma investigação de dois anos do Greenpeace revelou que o atual sistema de controle de comércio de produtos florestais não é apenas falho, mas ajuda a alimentar este triste quadro. Frequentemente, em vez de conter o crime, ele é usado para legalizar a madeira produzida de forma predatória e ilegal, que mais tarde será vendida a consumidores no Brasil e ao redor do mundo. 

Diante do atual quadro de descontrole que impera sobre a atividade madeireira na Amazônia são necessárias medidas urgentes e enérgicas. Como cidadão preocupado com a Amazônia e os povos da floresta, eu peço que os senhores se comprometam com as mudanças que o Governo Brasileiro deve fazer para garantir a exploração responsável da floresta: 

 - Realizar uma revisão imediata de todos os planos de manejo florestal (PMFs), aprovado na Amazônia desde 2006. 

- Elaborar e implementar novas regras para garantir avaliação e aprovação eficaz dos planos de manejo florestal, além de torna-las públicas. 

- Implementação de um sistema de controle de madeira da Amazônia, que seja transparente, público e padronizada nacionalmente. 

- Priorizar a implementação de um plano ambicioso para o efetivo funcionamento do manejo florestal comunitário. 

- Aumentar a governança na região, aumentando a capacidade e infra-estrutura de órgãos ambientais federais e estaduais, além de recursos para vigilância, monitoramento e aplicação da lei, incluindo penalidades rigorosas para os condenados por crimes florestais. 

- Rever todas as licenças de serraria e criar um novo sistema de regulação para a sua operação. 

A Amazônia é um patrimônio de todos os brasileiros, além de ser a maior floresta tropical do planeta e abrigar biodiversidade e uma riqueza cultural inestimáveis. Protegê-la é cuidar do futuro de todo o Brasil.  

Atenciosamente, 






PS - Os voluntários do Greenpeace colocaram chips de GPS em um grande lote de toros de madeira, originários de desmatamento clandestino e descobriram que a madeira traficada foi embarcada e está seguindo de navio para a Europa.

É revoltante a cumplicidade do governo com o desmatamento da amazônia e com o tráfico de madeira. É o chamado Mensalão Verde e Cinza. É muito simples e fácil fazer o que fez o Greenpeace. Basta somente vontade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário